BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A verdadeira história da simbologia do Natal.


Dezembro é um mes místico decorado por luzes coloridas, objetos curiosos e ilustrado por sorrisos infantis. Mes em que se comemora o nascimento de Jesus, o portador da "Boa Nova" esquecida  pelos cristãos.


Mas de onde vem tanto folclore que cerca o dia 25?
Bem antes do século IV quando foi estabelecido o dia 25 de dezembro como data oficial para comemoração, o Natal era celebrado em várias datas diferentes. Neste dia os habitantes da Roma antiga comemoravam o início do inverno, por isso acredita-se que haja uma relação com o fato, para oficializar este dia como dia do natal de Cristo.
Os doze dias de comemorações também está ligado às crenças e tradições antigas. Este foi o tempo que os três reis magos levaram para chegar até Belem, o local de nascimento do menino Jesus, e entregarem como presente: ouro, mirra, e incenso.
Hoje em dia, as pessoas costumam dar e receber presentes. Montar àrvores e outras decorações natalinas durante o mes de dezembro, e só desmontar após doze dias do Natal. Seguindo a tradição da Igreja católica isso acontece cinco dias depois, consagrado como "dia de Reis", em uma clara alusão àqueles que na época presentearam o futuro Messias. 
Quanto à tradição de se montar e enfeitar árvores e decorar casas, acredita-se que começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero que foi o  precursor do protestantismo, uma corrente contrária às doutrinas do catolicismo. 
Conta a lenda que Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve e as luzes das estrelas. Tentando reproduzir a bela cena que víra na floresta utilizou de algodão, galhos de árvores e velas acesas para demonstrar a visão aos familiares.
Esta tradição virou costume e foi trazida para a América pelos alemães durante o período colonial. Desde então, aqui no Brasil as árvores decoradas passaram a pertencer à simbologia das comemorações do Natal representando, alegria, paz e esperança.
Outra importante decoração usada nas festas natalinas é o presépio. Que representa o cenário no qual nasceu Jesus: uma manjedoura, os animais, os reis magos e os pais do menino. Resa a história que esta tradição (enfeite) teve início com São Francisco de Assis, lá pelo século XIII.
E o Bom velhinho chamado no Brasil de "papai Noel", com vestes na cor vermelha e branca? De onde ele surgiu? 
Estudiosos afirmam que ele foi inspirado num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 A.D.  Dizem que era um homem de coração bom que ajudava os pobres "deixando saquinhos de moedas próximos aos chaminés das casas."   Foi transformado em São Nicolau pela Igreja Católica. Nos Estados Unidos mudou de nome, virou Santa Claus. E em portugal se você chamar por "papai Noel" ninguém vai te ouvir. Lá ele é conhecido como "Pai Natal". Até 1886 a vestimenta do papai Noel era uma roupa de inverno de cor marrom ou verde escura. A partir daí, um cartunista chamado Thomas Nast criou a nova imagem tal qual estamos costumados a ver hoje em dia. A roupa vermelha e branca, com cinto prêto, apareceu em uma revista chamada Harper's Weeklys, no mesmo ano.
Então, em 1931 a Coca-Cola lança uma campanha publicitária com o mesmo figurino, que também eram as cores da garrafa do refrigerante. Isto ajudou a perpetuar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo. Na Alemanha ele é conhecido como Weihnachtsmann (o homem do Natal). Na Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Pére Nöel), Itália (Baboo Natale), México e Estados Unidos (Santa Claus).
Portanto, devemos acreditar em Papai Noel, tanto quanto uma criança de 5 anos acredita em "Cegonha". 
O verdadeiro espírito de Natal vai muito além de todo o folclore criado pela mídia e pelo imaginário humano. Ele se esconde na verdadeira mensagem do "homenageado", que chegou aos corações de uns poucos que "curtem essas coisas de fazer o bem", como disse Rafa Barbosa no AOE, e à pequenos grupos que insistem na prática desinteresada da beneficiência e da solidariedade. 
Quer saber de uma opinião sensata sobre a verdadeira história do Natal e o que realmente significa? Clik aqui. Ou morra na ignorância acreditando que é apenas uma  época de festas. 

Adaptação: Sua pesquisa.com.   

 

                         

2 comentários:

  1. Para mim o Natal não passa de mais um dia que o pessoal aproveita para beber e comer. O "resto" é apenas a minoria que segue ao pé da letra.

    ResponderExcluir
  2. As coisas iriam bem melhor se celebrássemos em vez do nascimento, os ensinamentos do Grande Mestre. E se lembrássemos deles todos os dias do ano novo.
    Obrigado Dymonte, pelo comentário.
    Um abraço e um próspero 2010.

    ResponderExcluir

Seu comentário é nosso incentivo. Obrigado.

Related Posts with Thumbnails